O poder sereno de Héstia: descubra a magia da deusa da lareira

A Deusa da Lareira, Héstia, tem sua importância encontrada em rituais simbolizados pelo fogo. Segundo o mito, nenhum lar ou templo é verdadeiramente santificado até que Héstia o abençoe com sua presença. Esta deusa virgem concentra-se em seus interesses sem ser perturbada pelas necessidades alheias, encontrando sua atenção na riqueza da experiência interior, como na meditação.

Héstia, como irmã mais velha e parceira de Hermes, desempenha um papel vital no santuário onde as pessoas se unem como uma família. Enquanto Hermes protege a porta, guiando e sendo seu companheiro no mundo exterior, Héstia ministra a harmonia do mundo interior.

Mulheres que se identificam com o arquétipo de Héstia buscam calma e tranquilidade na solitude, mantendo-se firmes diante da confusão do dia a dia. Elas evitam intrigas e rivalidades, preferindo não serem envolvidas por paixões momentâneas. Completas em si mesmas, são sábias (como uma idosa que testemunhou e enfrentou muito), mantêm um espírito não abafado e um temperamento moderado. Possivelmente, desde a infância, procuraram passar despercebidas, escolhendo a solitude.

Entretanto, o arquétipo de Héstia pode apresentar desafios, como a dificuldade em lidar com o mundo exterior, especialmente financeiramente. Embora possam enfrentar obstáculos nesse aspecto, de empobrecimento espiritual elas não sofrem. Outra dificuldade pode ser, também, a dificuldade de expressar entusiasmo ou afeto.

Se você se identifica com Héstia, sua essência é feminina, caseira, quieta. Porém, é necessário invocar atitude ou o animus (que a mulher tanto necessita para expressar clareza e assertividade no mundo). A criação de uma persona (uma máscara de adaptação social) e a aprendizagem de habilidades com outras deusas, como Ártemis e Atenas, podem ser benéficas.

Por outro lado, se o objetivo for cultivar as características do arquétipo de Héstia, concentre-se em conquistar e criar espaço/tempo para si, encontrando, por exemplo, prazer na organização da casa e em realizar uma tarefa por vez. Outra sugestão é a prática da meditação que ativa e reforça as características dessa deusa, proporcionando uma sensação de inteireza e centralização.

Que a tranquilidade de Héstia encontre morada em sua vida.

Com carinho, Monique

Compartilhar:

Posts Recentes