O que é o Eneagrama?

Veja os aprendizados que cada tipo de personalidade anseia por realizar.

Dentre tantas definições possíveis para essa questão, a que eu mais gosto é a que define o Eneagrama como um sistema de retorno para casa. A “casa”, aqui mencionada, faz referência a nossa essência: a dimensão elevada e virtuosa que existe em cada um de nós.

O Eneagrama nos possibilita compreender que possuímos uma personalidade; mas que, o que verdadeiramente somos, vai muito além dessa personalidade. Ele também nos traz notícias de que, o que verdadeiramente somos (nossa essência), é algo bem diferente da maneira como agimos quando temos pouca consciência acerca de nós mesmos.

Descobrir o nosso tipo de personalidade é então ter a chance de reconhecer a visão de mundo que -inconscientemente – estamos sustentando, os mecanismos de defesa que utilizamos, os vícios emocionais e metais que repetimos no dia a dia. Descobrir o nosso eneatipo é conscientemente escolher olhar e enfrentar nossas sombras e, assim, ter a chance de aguçar a nossa capacidade de auto-observação, de autoquestionamento e de autodesenvolvimento.

“Retornar à casa”, no entanto, não se trata de chegar a lugar algum. Nossa essência é acessível e possível aqui e agora, dependendo apenas de uma mudança de percepção. Quando nos tornamos conscientes do funcionamento da nossa personalidade, podemos escolher aqui e agora novas atitudes que nos aproximam de uma vida mais autêntica, saudável e feliz.

Abaixo compartilho os retornos, que cada Eneatipo anseia por realizar:

TIPO 1: Serenidade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que aceita a si mesmo e aceita os outros como são, que sabe relaxar, que é flexível e tolerante, pois está em paz com o mundo exatamente do jeito que ele é.

TIPO 2: Humildade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que dá liberdade aos demais, que sabe desfrutar da solitude, que sabe pedir ajuda, que é emocionalmente independente, pois ama a si mesmo com todo seu coração.

TIPO 3: Autenticidade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que valoriza a si mesmo pelo que é, que está livre daquilo que pensam os outros, que se põe a serviço através de um trabalho que tenha significado e propósito, pois redefine sua noção de sucesso e se mostra como verdadeiramente é.

TIPO 4: Equanimidade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que permite que as emoções venham e passem, que encontra alegria nas pequenas coisas da vida, que não se sente superior e nem inferior em relação aos demais, pois desfruta do equilíbrio e da estabilidade interna.

TIPO 5: Não apego. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que vive conectado com seu corpo e suas emoções, que está disponível para a vida e para as pessoas, que coloca em prática o seu conhecimento, pois se reconhece capaz, ousado e corajoso.

TIPO 6: Coragem. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que sabe acalmar sua mente e seus pensamentos, que confia nas decisões que toma, que enfrenta a vida como ela é, pois sente uma força inabalável que tem dentro de si.

TIPO 7: Sobriedade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que sabe ser feliz independente de estímulos externos, que desfruta da vida com maturidade e seriedade, que vive conectado com o momento presente, pois sabe abraçar a dor e aprender com o sofrimento.

TIPO 8: Inocência. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que mantém relacionamentos harmoniosos, que não sente mais necessidade de atacar ou de se defender, que perdoa a si mesmo e aos demais, pois sabe se conectar com a ternura e a doçura.

TIPO 9: Engajamento. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que enfrenta conflitos e coloca limites, que prioriza o que precisa ser feito, que participa e coloca seus talentos a serviço dos demais, pois se torna consciente do que acontece dentro de si.

Que o Eneagrama possa ser um guia neste caminho. Uma boa jornada para todos nós!

Com carinho, Monique

Compartilhar:

Posts Recentes