“A criação da Mandala Lunar, ao longo de vários meses, baseada na experiência pessoal da mulher, não apenas enfatiza a natureza cíclica de sua personalidade, mas também permite compreender o conceito intelectualmente e sentir, por si mesma, a verdade e a força dos ritmos da sua vida. Considerando que a expressão natural de sua natureza cíclica foi reprimida pela sociedade, é necessário que cada mulher reaprenda essa expressão com base em seu próprio ciclo.”
Miranda Gray
Conforme antecipei na publicação Desvendando a lua interna: as profundas conexões entre o ciclo menstrual e o campo emocional feminino, as mulheres tendem a experienciar 4 fases ao longo do seu ciclo menstrual:
- A Fase da Menstruação: Representada pela lua nova, simbolizando o arquétipo da anciã.
- A Fase Pré-Ovulatória: Associada à lua crescente, personificando o arquétipo da donzela.
- A Fase da Ovulação: Correlacionada à lua cheia, expressando o arquétipo da mãe.
- A Fase Pré-Menstrual: Relacionada à lua minguante, evocando o arquétipo da feiticeira.
Nessas fases há características comportamentais que ficam mais evidentes e que tendem a se repetir ao longo dos ciclos. O convite deste exercício da mandala lunar (baixe o arquivo que está no final deste texto) é justamente que você observe se percebe essa mudança de disposição física/emocional/energética ao longo do seus ciclos. Além de observar, o convite também é que você faça um pequeno registro diário a fim de descobrir o que se repete a cada ciclo no seu jeito de pensar, sentir e agir.
É importante ressaltar que talvez seja necessário observar vários ciclos para identificar padrões.
Observação: Caso você não ovule devido ao uso de anticoncepcionais, gravidez, puerpério ou climatério, ainda assim você pode realizar o exercício da mandala lunar, utilizando a lua (no céu) como referência. Ela tem um ciclo de 28 dias, semelhante ao nosso ciclo interno (menstrual). Nesse caso, o exercício será um pouco diferente. Você precisará observar qual a relação que existe entre seu estado emocional e as fases da lua no céu.
Como essa descoberta pode me ajudar?
“Hackear” esses padrões pode ajudar a antecipar como você, possivelmente, se sentirá em cada fase do seu ciclo, proporcionando maior entendimento, autocompaixão e respeito pelos seus processos internos. Compreender essa dinâmica também auxilia na organização dos compromissos ao longo do mês, permitindo que fluam com mais facilidade ao aproveitar suas forças e potencialidades em cada fase.
Como preencher a mandala?
Segue um passo a passo simples:
- Imprima algumas cópias do arquivo disponibilizado abaixo.
- Anote o mês no círculo central (circunferência 1).
- Comece a preencher a mandala no primeiro dia da menstruação.
- No primeiro dia de sangramento, identifique a fase lunar no céu e comece a pintar/escrever neste raio.
- Pinte de vermelho a área que cobre o círculo central (circunferência 2) até o último dia do sangramento, anotando também o número do dia.
- Nas circunferências 3 e 4, anote a data e palavras-chave sobre aspectos físicos e emocionais, respectivamente.
Outra sugestão:
Você pode eleger cores e mudar as cores conforme percebe que está mudando de fase. Isso facilitará a identificação de padrões posteriormente.
Como interpretar as mandalas?
Após preencher pelo menos três mandalas, reflita:
- O que está se repetindo?
- Quais palavras são mais frequentes em cada fase dos seus ciclos?
- Como se sente nos dias que antecipam a menstruação? Por que acha que se sente assim?
- Existe alguma atitude importante que a vida está pedindo e que você está negligenciando?
- Há alguma ajuda específica que você possa buscar para lidar com os períodos mais desafiadores do seu ciclo?
- Em qual fase da lua você menstrua? Qual o impacto disso no seu ciclo? Seu ciclo está em harmonia com o ciclo na natureza?
Esse exercício é rápido, talvez tomando apenas 2 ou 5 minutos diários. Espero que seja divertido e inspirador! Se quiser compartilhar sua experiência, ficarei feliz em saber.
Com amor, Monique