Afrodite: navegando entre a paixão e a criatividade


Ah, Afrodite, a deusa do amor, personificação da beleza irresistível. Na vida de uma mulher, ela desperta amor, beleza, atração erótica, sensualidade e renovação. Este arquétipo inspira intensidade nos relacionamentos, privilegiando a experiência ao invés da permanência. Quando presente, a mulher se entrega facilmente ao enamoramento. Chamada de Vênus pelos romanos, ela é associada ao ouro, pombas enamoradas, cisnes acasalando, flores, rosas, fragrâncias doces, maçãs e romãs. Afrodite é amante do riso e é dotada de irresistível encanto. Também é aquela que auxilia aqueles que oram por sua ajuda.

No âmbito profissional, Afrodite impulsiona as mulheres a ocuparem funções criativas e abraçarem mudanças. O trabalho criativo, nascido de paixão intensa, pode se manifestar em pinturas, danças, composições musicais, esculturas, poemas ou inovações de negócios. Se o arquétipo estiver ativo, a mulher mergulha em consecutivos processos criativos (cada projeto cativa sua atenção).

Quais desafios o arquétipo pode apresentar?

Na adolescência, a mulher pode enfrentar má reputação, autoestima prejudicada e imagem negativa de si mesma justamente em função de todo este sex appel tão venerado e, ao mesmo tempo oprimido, em uma cultura patriarcal. “Boas meninas” podem evitá-la, enquanto os meninos a rodeiam sem compromissos sérios.

A mulher, agindo por seus desejos, deve escolher sabiamente quando e com quem se envolver, para evitar julgamentos sociais, relacionamentos superficiais e homens que buscam apenas a conexão física. Sua paixão e magnetismo podem ser mal interpretados, e as prioridades emocionais podem ofuscar considerações práticas.

Como se desenvolver?

Reconhecer o padrão arquetípico e libertar-se da culpa é poderoso. A mulher deve aprender a cuidar de seus interesses, fazer escolhas ponderadas e antecipar as consequências. É essencial classificar prioridades, ignorar apelos externos e saber continuar.

Já a mulher que busca cultivar em si as características desses arquétipo deve focar no presente, superando atitudes culposas e julgamentos. Proibições para o prazer, lazer e atividades não produtivas são obstáculos já que Afrodite floresce com tempo para relaxamento, diversão, diálogo e amor. Cultivar interesse pela arte, poesia, dança ou música é vital.

Que Afrodite traga encantamento e inspiração para a sua vida.

Com carinho, Monique

Compartilhar:

Posts Recentes